Empreendedorismo público

06/08/2018

O empreendedorismo, costumeiramente ligado a iniciativa privada, pode, e por vezes necessita, adentrar o setor público, de modo que este, não se mantenha como mero gerente de recursos coletados junto a população. Gerir recursos que não são criados é papel de gerentes, gestores, que de certa forma, pode ser exercido por pessoas com relativo discernimento e uma formação básica em princípios de gestão. Embora alguns governos pequem de forma absurda em relação ao uso dos recursos e gastam mais do que arrecadam de forma irresponsável, a premissa aqui é que isso por si só, não destaca governos, nem governantes. Equilibro e responsabilidade fiscal ajudam, mas levam o governo a trilhar um caminho mais próxima ao óbvio e ordinário do que ao extraordinário. Pois é justamente o extraordinário que reúne o poder de afetar a realidade, de modificar a vida das pessoas em uma determinada comunidade e para isso os governos precisam ser empreendedores.

O perfil de um governo empreendedor, não significa ser um governo que abra negócios, basta ver as iniciativas fracassadas das últimas gestões federais, quando o governo abriu 43 empresas públicas. Empresas que fecham o mês e o ano no vermelho e consomem milhões dos cofres públicos para se manter. Retiram do bolço já castigado do povo brasileiro, recursos que poderiam ser melhor aproveitados, para manter mastodontes ineficientes e incompetentes que servem apenas como cabide de empregos para apadrinhados políticos ou concursados estáveis e acomodados.

A premissa desenvolvimentista, onde o empreendedorismo público deve entrar, é no fomento ao setor privado por parte do poder público através de projetos, leis de incentivo e suporte para que haja desenvolvimento. Os governos, o que inclui as três esferas de poder, igualmente deveriam ser empreendedores em ações de solução inteligente para problemas comuns e de demandas de suas sociedades. Isso também é ser empreendedor público.

Estes e outros aspectos do empreendedorismo foram temas abordados na palestra sobre empreendedorismo público realizada no dia primeiro de agosto para represetantes de segmentos sociais dos estados brasileiros em Brasilia. O evento reuniu setores organizador da sociedade como sindical, juventude, descendentes afro, mulheres, entre outros. A palestra foi ministrada por Joel Maciel.

Instituto Inovação - Blog de Desenvolvimento Pessoal
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora